SESCAP-PR e Sincoeste pedem benefícios fiscais aos contadores e escritórios de contabilidade que aderirem à campanha

O presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, e do Sincoeste (Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo), Leandro Ramos, estão solicitando à Câmara de Vereadores e à Prefeitura Municipal de Toledo a criação de uma lei que incentive contadores e escritórios de contabilidade a participarem da “Campanha Legal – Pacto pela Criança”.


A campanha é uma iniciativa organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que visa a destinação de parte do imposto de renda para a manutenção de entidades que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com ações voltadas às áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, e esportes e lazer.


Em ofício encaminhado ao prefeito Adalberto Lunitti Pagnussat e ao presidente da Câmara Municipal, Leoclides Bisognin, os líderes solicitam a criação de uma lei de incentivo para que os contadores e escritórios de contabilidade tenham descontos e isenção no pagamento do alvará e/ou da taxa mensal de ISSQN, desde que participem da campanha efetivamente, com o repasse de parte do imposto de renda devido ao município.


Alceu Dal Bosco explica que Toledo tem um potencial de captação de R$ 6,491 milhões, no entanto, o total arrecadado em 2020 foi de R$ 880.653,16. “Foi uma forma que encontramos para aumentar a destinação de recursos a projetos sociais e deixar o dinheiro do IR no próprio município”, explica, ao destacar que dos mais de 60 escritórios de contabilidade existentes na cidade, apenas 23 participam da campanha.


Resposta
Em resposta ao pedido das entidades, o presidente da Câmara Municipal, vereador Leoclides, informou na última sexta-feira, 5, que será realizada uma reunião com o Poder Executivo para analisar a possibilidade de se fazer um projeto de Lei visando atender a esta solicitação do SESCAPR e do Sincoeste.