O SESCAP-PR realiza no dia 9 de junho, das 9h às 16h, a sua tradicional campanha de recolhimento de lixo eletrônico: E-LIXO, após um período de três anos de paralisação em função das medidas de enfrentamento à Covid-19. Em Umuarama, ela ocorre em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e conta com diversas empresas e entidades a poiadoras.


A e-Lixo é uma ação de responsabilidade socioambiental do SESCAP-PR lançada em 2011 em Toledo-PR, para revolver um problema de acúmulo de aparelhos inutilizados nas empresas representadas e, posteriormente foi estendida à população. Até hoje a E-Lixo já recolheu e deu um destino correto a 520 mil quilos de materiais nas cidades de Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Sabáudia, Toledo e Umuarama.


O evento é realizado em parceria com prefeituras, secretarias de meio ambiente, e entidades do segmento de materiais recicláveis. Todo material coletado, como computadores, televisores, rádios, impressoras, microondas, lavadoras, etc, é destinado a entidades assistenciais que, após separar seus componentes, fazem a comercialização e o dinheiro arrecadado é revertido às famílias de baixa renda associadas.

Entidades envolvidas

A campanha e-Lixo realizada pelo SESCAP-PR e Prefeiturea de Umuarama (Secretaria de Meio Ambiente e Fundação Cultural), em parceria com Cooperuma (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis), Unipar, Instituto Federal do Paraná (IFPR), UniAlFA, Sanepar e SESC.

Curitiba e Guarapuava


O SESCAP-PR já confirmou a realização da campanha E-Lixo, também, em Curitiba, no dia 4 de junho, das 9h às 16h, e em Guarapuava, que será nos dias 1º, 2 e 3 de junho, das 9h às 17 horas, no Calçadão da Rua XV de Novembro (na praça 9 de Dezembro).