Receita Federal, a Polícia Federal, a Procuradoria da Fazenda Nacional e o Ministério Público Federal deflagraram, nesta quarta-feira, 05/05/2021, a Operação BACKGROUND, para desarticular uma organização suspeita da prática de sonegação fiscal, apropriação indébita, evasão de divisas, frustração de direitos trabalhistas, operação de instituição financeira não autorizada e lavagem de dinheiro.

A investigação identificou mais de vinte empresas de importante grupo empresarial, sediado em Recife, que passou a se utilizar de uma factoring para desviar receitas que poderiam ser utilizadas para quitar diversas dívidas trabalhistas e tributárias. Verificou-se, também, a prática reiterada de superfaturamento em importações e subfaturamento em exportações, com o claro objetivo de remeter, ilicitamente, recursos ao exterior.

Assim, no curso da Operação Background, foram decretados bloqueios de valores e sequestros de bens pertencentes aos investigados, referentes a dívidas tributárias (União, estados e municípios) e trabalhistas, que totalizam mais de 8,6 bilhões de reais.

Estão sendo cumpridos 53 Mandados de Busca e Apreensão (MBA), expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, contra pessoas físicas e jurídicas em diversas cidades, sendo que a Receita Federal participa do cumprimento em 19 endereços, sendo 15 no Recife, 01 em Olinda e 03 na cidade de São Paulo, com um efetivo de 32 servidores, entre Auditores-Fiscais e Analistas Tributários.

O Superintendente da Receita Federal na 4ª RF concederá entrevista coletiva às 10:00 hs no hall da sede da Superintendência da Polícia Federal em PE.

Fonte: Receita Federal