Nos próximos meses, agentes de pesquisa vão visitar aproximadamente 133 mil domicílios, distribuídos em mais de 2.500 municípios em todo o País. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nesta segunda-feira (9) a coleta da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023, realizada em parceria com o Ministério da Saúde. Nos próximos meses, agentes de pesquisa vão visitar aproximadamente 133 mil domicílios, distribuídos em mais de 2,5 mil municípios em todo o País. No Paraná, a pesquisa visitará 5 mil domicílios.

Além de investigar características gerais dos moradores e domicílios – como educação, trabalho e rendimento –, a PNDS 2023 tem perguntas sobre avaliação do estado de saúde e satisfação com o atendimento no serviço público de saúde; situações da vida familiar, como uniões, planejamento reprodutivo, filhos, realização de pré-natal, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, entre outros; saúde e nutrição das crianças de até cinco anos; e questões da vida individual de homens e mulheres.

Além disso, pela primeira vez, o IBGE perguntará tanto a orientação sexual quanto a identidade de gênero, uma demanda que ganhou força nos últimos anos e que o IBGE tem discutido com especialistas e com a sociedade civil. 

A PNDS traz ainda outras novidades. Após o entrevistador coletar as informações iniciais do domicílio, caso haja pessoas na idade selecionada (homens de 15 a 59 anos e mulheres de 15 a 49 anos), o dispositivo de coleta fará a seleção aleatória de um ou dois moradores para responderem a perguntas individuais, de forma particular. Caso não haja moradores em idade reprodutiva, a entrevista é encerrada. A seleção do informante é importante para permitir que a pessoa seja responsável por responder sobre sua própria saúde, seus conhecimentos e suas escolhas.

Adicionalmente, será comum que os domicílios sejam visitados por duplas de entrevistadores, um homem e uma mulher. A PNDS adota um formato de coleta no qual as entrevistas das mulheres são feitas por uma entrevistadora mulher e as dos homens, por um entrevistador homem. Isso busca garantir que os informantes respondam confortavelmente sobre os diversos temas da pesquisa.

A saúde da criança até 5 anos também é tema de destaque na PNDS. Serão feitas perguntas sobre alimentação, hábitos de uso de telas, atividades do desenvolvimento da criança e sobre o acometimento de doenças frequentes na infância (febre, tosse, diarreia, infecções respiratórias agudas). Para as crianças até 3 anos, são coletadas informações sobre exames de triagem neonatais (teste do pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho), além do registro das vacinas tomadas.

Os entrevistadores do IBGE estarão portando crachá de identificação e dispositivo de coleta. É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do entrevistador.