O prazo do recolhimento do ISS no município de Guarapuava, que venceria no dia 20 de setembro, foi prorrogado para o dia 20 de outubro. A informação foi dada nesta quinta-feira, 16, pelo secretário de Finanças do município, Diocesar Costa de Souza, à diretora regional do SESCAP-PR, Giselle Tocheto Goes Piasecki.

Com essa mudança, a Prefeitura de Guarapuava atende à solicitação do SESCAP-PR que, representando as empresas de serviços contábeis, encaminhou ofício à Secretaria de Finanças solicitando elasticidade no prazo porque o novo sistema de gestão e impressão do boleto do ISSQ (Imposto sobre Serviço de Qualquer natureza) está apresentando problemas de ordem técnica.

No ofício assinado pelo presidente Alceu Dal Bosco, o SESCAP-PR alega que mudança do sistema de fechamento das declarações de notas emitidas e o sistema emissor da guia de ISSQN não estão operando de forma normal e os contribuintes não podem ser penalizados por isso. Alega, também, que a falta de operacionalidade do novo sistema, com a ausência de recursos de importação dos documentos que demonstram o fato gerador, acaba comprometendo o desempenho do profissional de contabilidade.

A diretora do SESCAP-PR, Giselle Tocheto, espera que a situação seja normalizada porque essa mudança de sistema trouxe, também, outros agravantes já informados ao secretário de Finanças por meio de ofício. A boa notícia é que não serão mais cobradas novas taxas para os processos (abertura de empresa, alteração e renovação de alvarás) que já haviam sido protocolados e pagos no sistema anterior.

Leia AQUI o ofício enviado pelo SESCAP-PR na íntegra

Leia também o Decreto Municipal