Com o tema Empresa Contábil: Como organizar o caos com uma gestão inteligente, Fabiano Azevedo abriu a programação do SESCAP Day nesta sexta-feira (20), em Curitiba. O empresário contábil falou brevemente sobre sua história até a fundação da Tática Gestão Contábil, organização situada em Maceió. “Eu comecei do zero. Zero reais, zero clientes e muitas portas fechadas. Trabalhava 13h por dia e precisava focar no crescimento da empresa, mas não tinha tempo. Percebi que essa mudança viria pela transformação da cultura organizacional, processos e gestão de pessoas”, contou.

Quando analisou a cultura organizacional, Azevedo fez uma reflexão sobre seus colaboradores e o motivo de muitos que, na época da abertura da empresa, traziam problemas. “Não tínhamos uma cultura organizacional bem definida. Questionei-me qual era o nosso propósito? Porque fazemos o que fazemos? Qual era a nossa missão? E a liderança precisa estar alinhada com a cultura”, questionou, citando que existe um salário emocional dos colaboradores, e é ele que retém as pessoas. “Elas se espelham no que desejam para elas. Elas vêm o líder como esse espelho”, esclareceu.

De acordo com Azevedo, o próximo passo era desenhar processos e centralizar as informações do cliente. Na Tática, há várias etapas que vai da prospecção de clientes, a reunião de Anamnese de clientes. “Se a expectativa do cliente é baixa, é fácil encantá-lo. O cliente lembra do dia em que estava com muita dificuldade e a empresa o ajudou. O cliente nunca esquece o que sentiu. O ponto emocional é uma chave fundamental”, conclui.

Outro ponto é ter colaboradores alinhados à cultura e ensinando as pessoas a fazer o que precisa ser feito com processos bem definidos, além da inovação como motor de geração de valor e expansão dos negócios. Fabiano lembrou, entretanto, que o empresário precisa ressignificar propósito e sonhos. “Os nossos sonhos precisam fazer parte do jogo”.

Veja álbum de Fotos 01 AQUI

Álbum de fotos 02

Álbum de fotos 03