Lançamento da Câmara Intersindical de Intermediação na Resolução de Conflitos Trabalhistas deve ocorrer no primeiro trimestre de 2024

O SESCAP-PR está criando a Câmara Intersindical de Intermediação na Resolução de Conflitos Trabalhistas, com a participação do sindicato laboral majoritário, Sindaspp, cujo lançamento deve ocorrer no primeiro trimestre de 2024. A concepção da Câmara foi anunciada pelo presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes, durante a realização do SESCAP Day, evento ocorrido no dia 20 de outubro de 2023 em Curitiba.

Na última semana, o representante do Sindaspp, Ivo Petry, participou da reunião com diretores do SESCAP-PR em que o presidente Michel Lopes fez a apresentação dos objetivos da Câmara e do fluxograma de funcionamento da plataforma, que está em desenvolvimento, que permitirá a interação com os serviços oferecidos de forma online.

Segundo Michel, a participação do Sindaspp,  é fundamental enquanto representante majoritário dos trabalhadores nas empresas abrangidas pelo SESCAP-PR, porém, a Câmara está aberta à participação de outros sindicatos de representação profissional.

Outros serviços

A Câmara intersindical é um meio extrajudicial de dirimir conflitos oriundos dos contratos de trabalho e está prevista nos arts. 625-A a 625-H da CLT. Conforme explicou o advogado do SESCAP-PR, Paulo Tricárico, ela poderá atuar na resolução de conflitos ou algum impasse entre empregado e empregador, bem como na formulação de acordos extrajudiciais, para revolver pendências existentes na relação de trabalho, que poderão ser homologados na Justiça do Trabalho.

O presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes, explicou que a Câmara Intersindical visa oferecer um serviço diferenciado aos associados do SESCAP-PR, que não precisam necessariamente perder tempo em processos trabalhistas que demoram anos para ter uma solução. “O Objetivo é dar agilidade às demandas das empresas associadas na esfera jurídica”, afirmou.