O SESCAP-PR iniciou no último sábado, dia 25, mais uma turma do Formação na Prática em Maringá. O treinamento, que aborda o tema Departamento Pessoal, será ministrado em cinco sábados, durante os meses de agosto e setembro, na Faculdade Santa Maria da Glória (SMG).

A capacitação é ministrada pelo contador Leandro de Marchi da Silva. Instrutor do Formação na Prática desde 2013, Leandro tem experiência de mais de treze anos em departamento pessoal, atendendo empresas do setor comercial, industrial, construção civil, serviços e terceiro setor.

O contador Rafael Rodrigo da Silva elogiou o dinamismo e a experiência do instrutor, além do caráter prático do evento. “Na próxima aula já vamos começar a fazer exercícios”, relatou. Ele também destacou que os assuntos explorados no primeiro dia foram adequados para iniciantes, com um conteúdo didático e de qualidade.

A assistente administrativa Camila Barros dos Santos afirmou que por ter pouca experiência na área buscou o curso para complementar a sua formação. Ela também destacou o eSocial como um diferencial do treinamento. 

A diretora do SESCAP-PR, Miriam da Silva Braz, fez a abertura do treinamento, e destacou que empresas contábeis também ganham com o Formação na Prática. “Os profissionais que passam pelo treinamento chegam mais preparados ao mercado de trabalho. Isso reduz o tempo de adaptação e treinamento no escritório”, afirmou. 

Ao longo das cinco aulas serão abordados assuntos como legislação trabalhista, procedimentos e rotinas de admissão, salário e remuneração, folha de pagamento e adicionais, férias, décimo terceiro salário, rescisão contratual, obrigações assessorias, entre outros temas.    

Formação na Prática
Criado em 2011 o programa Formação na Prática tem como objetivo oferecer aos alunos de graduação e colaboradores das empresas de serviços contábeis, conhecimentos práticos voltados para o seu campo de atuação profissional. O projeto é dividido em 3 módulos: Escrituração Fiscal, Escrituração Contábil e Departamento Pessoal. (Por Sodré Junior)