Quatro aeroportos do Paraná vão ser leiloados nesta quarta-feira, na sexta rodada de concessões aeroportuárias realizada pelo Governo Federal desde 2011.

As concessões vão permitir à iniciativa privada a ampliação, manutenção e exploração da infraestrutura dos terminais durante 30 anos, garantindo um investimento de cerca de 1 bilhão e 400 milhões de reais em todo o Estado. As negociações serão realizadas na sede da B3, em São Paulo, a partir das 10 horas da manhã, com transmissão no YouTube da Agência Nacional de Aviação Civil.

Os aeroportos paranaenses contemplados neste edital são: o Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba; o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais; o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu - Cataratas e o Aeroporto de Londrina - Governador José Richa. No total, o leilão prevê a concessão de 22 aeroportos do País. O Bloco Sul, do qual o Paraná faz parte, também inclui os terminais de Navegantes (SC), Joinville (SC), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS).

A Anac é a responsável pela execução do processo de concessão, que tem supervisão do Ministério da Infraestrutura. Os órgãos concretizaram os estudos de viabilização da desestatização dos aeroportos. Com o leilão, os aeroportos deixam de ser administrados pela Infraero. As obrigações das concessionárias para assumirem a manutenção variam para cada aeroporto segundo suas especificidades, mas a expectativa é poder ampliar e modernizar a infraestrutura de forma geral até 2051. Os novos concessionários dos 22 aeroportos deverão fazer investimentos da ordem de 6 bilhões de reais durante os 30 anos da concessão.

Aeroporto Afonso Pena

O Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, é não somente o maior de todo o Bloco Sul, mas também o que deve receber mais investimentos: estão previstos pelo menos 566 milhões e 200 mil reais. A primeira fase prevê o investimento de 431 milhões e 300 mil reais, entregando um bloco de obras entre 2023 e 2024. Devido à localização urbana, em Curitiba, o Aeroporto do Bacacheri possui menos possibilidades de ampliação. No entanto, a expectativa é dobrar a capacidade de atendimento através da melhoria na infraestrutura já existente. As obras neste aeroporto devem somar 43 milhões e cem mil reais. Em valor de investimento, o Aeroporto de Foz do Iguaçu está atrás apenas do Afonso Pena entre os terminais do Bloco Sul. Estão previstos 512 milhões e 300 mil reais em investimentos durante o período da concessão. Nesta quarta-feira, o aeroporto inaugura a ampliação da pista em evento com o presidente Jair Bolsonaro e o governador Carlos Massa Ratinho Junior. A obra é fruto do convênio entre Governo do Paraná, Infraero e Itaipu Binacional, e totaliza 69 milhões e 400 mil reais em investimentos. Além da pista, também foram ampliados o terminal de passageiros e o número de pontes de embarque do aeroporto. Já em Londrina a promessa é que o aeroporto ganhe principalmente em conforto. Serão investidos 273 milhões de reais, com duas fases de obras. Mais informações sobre o leilão e obras nos aeroportos, podem ser conferidas em www.aen.pr.gov.br .

(Repórter: Flávio Rehme)

Fonte: Agência de Notícias