Nesta entrevista, o novo presidente fala sobre seus planos e ações à frente desta entidade

O empresário do setor contábil e ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cascavel (ACIC), Michel Vitor Lopes, tomou posse na presidência do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Paraná (SESCAP-PR) em solenidade realizada nesta sexta-feira, 8, no Restaurante Madalosso, em Curitiba-PR.

Ao ser empossado, Lopes destacou a importância da coletividade em prol de objetivos comuns. Segundo ele, o desenvolvimento empresarial só se realiza quando o entorno de todos também se desenvolve. “Precisamos agir de forma unida pelo crescimento das empresas parceiras e concorrentes, lembrando que concorrência nunca foi sinônimo de inimizade. Somos um só segmento e somos todos imprescindíveis para o desenvolvimento de nossa cidade, do nosso Estado e do nosso País”, afirmou, ao destacar que o sistema sindical brasileiro está passando por um período de transformação, difícil para aqueles que olham a nova realidade com uma visão conservadora. “Temos que ser resilientes e empáticos com a realidade atual e saber o que precisa ser feito para continuar com o respeito e o reconhecimento de toda a classe por nós representada”, afirmou. 

Michelconcedeu entrevista à equipe de Comunicação do SESCAP-PR. Confira:

P: Conte um pouco sobre a sua trajetória profissional até assumir a presidente do SESCAP-PR.

Michel Lopes: Iniciei minha vida profissional em 1999, quando optei pelo curso de Ciências Contábeis. Foi uma escolha aparentemente óbvia por ter uma ancestralidade familiar ligada intimamente à contabilidade. Entrei na empresa contábil familiar, a OCVEL Contabilidade, neste mesmo ano e já no inicio do ano 2000, iniciei minha caminhada universitária na UNIVEL Centro Universitário. Minha formação aconteceu no ano de 2004 e no ano de 2005 ingressei na diretoria da empresa, onde permaneço até hoje. Em 2006 comecei a minha caminhada em entidades profissionais e empresariais e ingressei na diretoria do SINCOVEL, Sindicato dos Contabilistas de Cascavel. Participei ativamente até meados de 2009, quando fui convidado pelo candidato e futuro presidente do SESCAP-PR Mauro Kalinke para assumir então a diretoria do SESCAP-PR na região de Cascavel.  Por oito anos exerci esta mesma função. Em 2018 fui convidado pelo então candidato e futuro presidente Alceu Dal Bosco a assumir a função de vice-presidente de Integração Regional, o qual permaneci até assumir a presidência da entidade. Neste meio tempo, em 2019 assumi também a presidência da Associação Comercial e Industrial de Cascavel - ACIC, segunda maior ACE do Sistema FACIAP, com quase quatro mil associados. Exerci a presidência pelo biênio 2019/2021.

P: O que o empresário representado pode esperar de Michel Lopes na presidência do SESCAP-PR?

R: Vivo a paixão do associativismo e da representatividade do setor produtivo e isso me motivou a assumir esse novo desafio junto ao SESCAP-PR. Os empresários contábeis e associados podem esperar um dinamismo na administração, um diálogo constante, uma liberdade de abordagem construtiva e muita novidade ao setor empresarial do segmento de serviços.  

P: Quais serão as principais bandeiras à frente do SESCAP-PR?

R: As principais bandeiras terão foco na inovação por meio de soluções competitivas para as empresas, não somente em tecnologia, mas também de comportamento, processos e de gestão; na representatividade, por meio de políticas de valorização e de desenvolvimento das empresas representadas; e na capacitação, por meio de eventos e cursos voltados ao desenvolvimento profissional e pessoal das organizações. 

P: Com a aprovação da Lei 13.467/17, o Brasil mudou a legislação trabalhista e houve uma reforma sindical desobrigando trabalhadores de contribuírem com seus sindicatos. Isso refletiu nos sindicatos patronais, também. Como manter o sindicato atuante no mercado?

R: Toda mudança exige resiliência e tempo de maturação, mas a reinvenção é indispensável para buscar novas oportunidades e credibilidade frente à classe representada. É obvio que o impacto da reforma trabalhista comprometeu a atuação de várias entidades sindicais patronais, mas particularmente enxergo que o bom trabalho sempre culmina com reconhecimento e este reconhecimento é que vamos diuturnamente buscar, como tem sido feito até então pelo SESCAP-PR, frente a todas as empresas de serviços paranaenses. Com este pensamento e com este viés vamos continuar em busca de soluções empresariais competitivas para este setor, que neste momento clama por uma valorização. 

P: Uma das atribuições de um sindicato patronal é a representação as empresas na esfera pública: contribuir com a elaboração de projetos de lei, participar de comissões governamentais. Tem algum plano nesse sentido?

R:Esta é uma das bandeiras do SESCAP-PR para os próximos anos. Precisamos estar atentos e participativos quanto às reformas estruturantes, tão necessárias ao nosso País, além de buscarmos levar propostas para projetos de Lei, tanto no Executivo, quanto no Legislativo, que busquem a simplificação e desburocratização do setor público, aumentando a liberdade econômica e consequente crescimento econômico e social do País. 

P– Atuando como empresário contábil há bastante tempo, quais são os principais desafios dos empresários atualmente? Como encará-los da melhor maneira para um crescimento estruturado e saudável?

R:A maior expectativa dentro de um cenário macro e caótico como o que vivemos nos últimos dois anos é, principalmente, pelo reestabelecimento de uma vida normal e de um reequilíbrio econômico mundial, mas infelizmente as previsões não nos apresentam este cenário no curto prazo. Mas quando falamos e olhamos para dentro das empresas, de nossa realidade empresarial, a grande dificuldade no momento é a falta de mão-de-obra qualificada, que tem impedido empresas de serviços de crescerem exponencialmente nos últimos anos. Para encararmos estes desafios, a melhor maneira é investir imediatamente e de forma constante em tecnologia e desenvolvimento profissional. As pessoas estarão definitivamente no centro das atenções de toda e qualquer organização mundial na próxima década, sem dúvida alguma. 

P: Qual deve ser o perfil do empresário de sucesso frente a um cenário de inovação constante e tão dinâmico?

R: O perfil deve ser o de empreendedor, com todo o dinamismo que requer o mercado, com características próprias de resiliência e acima de tudocom muita atitude.  

P: Qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar aos empresários?

R: Dedicamos o nosso tempo para buscar desenvolver e valorizar o setor de serviços e essa dedicação é pelo altruísmo coletivo empresarial. Não se faz nada sozinho nos dias de hoje. A força emana da coletividade e as empresas associadas ao SESCAP-PR podem confiar nesta nova gestão, pois estaremos buscando torná-las competitivas e pujantes dentro deste mercado desafiador. Precisamos muito da confiança e da participação de todos os empresários de serviços para alcançarmos este resultado planejado e muito almejado.

Leia também:

Empossada nova Diretoria do SESCAP-PR

GALERIA DE FOTOS