SESCAP-PR esteve representado pelo diretor para Assuntos Legais, Euclides Locatelli

Líderes das entidades contábeis de Curitiba e região metropolitana se reuniram nesta quarta-feira, 8, com o superintendente da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Curitiba, Francisco Inocêncio, e técnicos da secretaria para conhecer a modernização ocorrida do sistema de atendimento ao contribuinte implantado pelo município.

O encontro foi agendado pelo empresário contábil e administrador Regional da Prefeitura, Narciso Doro, diante do pedido de contadores que ainda não estão habituados com o novo sistema.

O superintendente Inocêncio explicou em detalhe toda modernização ocorrida no sistema de atendimento ao contribuinte e a simplificação de processos que está ocorrendo em todo o portal nesta gestão municipal. “Todo sistema foi desenvolvido para facilitar a vida dos contribuintes, que não precisarão mais se deslocar até a Prefeitura para resolver problemas de ordem administrativa ou fiscal”, disse Inocêncio, ao destacar que entre as mudanças ocorridas está a forma de conceder o CPOM (Cadastro dos Prestadores de Serviços de Outros Municípios). Agora, passou a ser de forma instantânea sem a necessidade de apresentação de documentos e outras burocracias. “Pediu, levou”, disse o superintendente Francisco Inocêncio, ao destacar que esse cadastro tornou-se optativo ao contribuinte, porém a orientação é para fazê-lo, tendo em vista que a questão da obrigatoriedade está em tramitação no Judiciário.

Agilidade

O superintendente afirmou que grande parte do sistema foi “espelhada” da Secretaria de Estado da Fazenda, que melhorou consideravelmente a relação com os contribuintes com um portal mais dinâmico e responsivo.

“O próximo passo da modernização na Prefeitura de Curitiba será a criação de um portal exclusivo para a Secretaria de Finanças, o que deverá ocorrer até meados de 2022”, antecipou Inocêncio.

“A prefeitura facilitou muito a vida dos escritórios de contabilidade e dos contribuintes nos últimos tempos. Agora, aquela peregrinação que tínhamos que fazer em diversas secretarias para adquirir um documento não existe mais, está tudo centralizado num único espaço dentro do sistema”, comemora o diretor do SESCAP-PR, Euclides Locatelli, que participou da reunião.

Presença

Foram recebidos pela equipe técnica da Prefeitura de Curitiba, os representantes das entidades: Euclides Locatelli, diretor do SESCAP-PR; Narciso Doro, administrador regional e integrante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR); Juarez Morona, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba); Paulino de Oliveira, presidente da Federação dos Contabilistas (Fecopar); Gilson Luiz da Silva e Vilson Oliveira Souza, da Associação dos Contabilistas de Curitiba e Região (ACCTBA); Denise Maria de Oliveira, Ormélia Tereza da Silva e Ana Claudia Serrato Krüger, do  Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), entre outros.  (Texto e fotos: Adilson Faxina)

Fotos do evento