Diretoria da Federação apresentou as principais atividades desenvolvidas pelas diferentes áreas de atuação dos SESCONS e SESCAPS. Mercado da Certificação Digital e soluções de gestão contábil foram outros temas abordados.

Nesta terça-feira (08/11), a manhã do segundo dia do Congresso FENACON iniciou com a apresentação das crianças da Escola de Música do Instituto Mãos Solidárias (IMS), projeto que a Federação contribui desde 2019.

O IMS atende mais de 3.500 famílias do Sol Nascente, em Brasília, considerada uma das maiores comunidades da América Latina. Entre os projetos ofertados na Instituição estão cursos profissionalizantes gratuitos, karatê, ballet e capoeira.

Conheça o projeto: ims.org.br

Entre na corrente do bem!

Chave Pix: CNPJ – 05.488.350/0001-62

Favorecido: Instituto Mãos Solidárias

Sistema FENACON SESCAP/SESCON

Em seguida, o Congresso foi recheado de assuntos importantes para todo o Sistema e seus representantes.

A diretoria da Federação apresentou as principais atividades desenvolvidas pelas diferentes áreas de atuação e como os SESCONS e SESCAPS podem contribuir com o avanço do Sistema. Alguns dos segmentos apresentados foram educação e cultura, políticas estratégicas e legislativas, produtos, serviços e comunicação.

Outro assunto abordado foi a Conescap, o maior evento da classe contábil e do empresariado brasileiro. A próxima edição será sediada em Fortaleza entre 15 e 17 de novembro de 2023.

Além disso, foi divulgada a Missão Empresarial FENACON Portugal, uma jornada que será realizada em fevereiro de 2023 para fomentar negócios internacionais por meio da contabilidade. Serão 6 dias de troca de conhecimentos e networking.

Mercado e Tendências da Certificação Digital

O diretor de Relações Institucionais da Certisign, Leonardo Gonçalves, e o diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Egon Schaden, ministraram a palestra ‘Mercado e Tendências da Certificação Digital’.

Na exposição, foi abordado os desafios do setor para os próximos três anos: criação de valor por meio de novas aplicações; segurança x experiência do usuário; além da Manutenção da Segurança Jurídica Tecnológica por meio de novas legislações e regulações.

Soluções de gestão

As soluções de gestão contábil, empresarial e financeiras da IOB foram apresentadas pelos diretores Estratégico  e de Operações e Expansão, Sérgio Approbato e Carlos Ernani Dias, respectivamente.

Na ocasião, os dados da pesquisa realizada pela IOB ‘O valor essencial do contador’ foram divulgados.

O levantamento deste ano aborda pontos como a valorização do contador, o futuro da profissão e a atuação do profissional no dia a dia dos escritórios.

Jurídico

O setor jurídico da FENACON preparou um workshop de debates sobre temas de interesse dos sindicatos e demais representados do Sistema, como câmara de arbitragem, atividades econômicas e negociações coletivas.

O corpo jurídico da Federação foi representado pelo superintendente, Josué Tobias; o diretor de Assuntos Jurídicos, Rinaldo Araújo Carneiro; o diretor de Assuntos Sindical e do Trabalho, Vander Luiz Fonseca; e as advogadas Carina Bassan e Keyla Saito.

A programação contou com palestras do secretário-geral da Câmara de Comércio Brasil-Líbano (CCBL), Guilherme Mattar; do diretor suplente da FENACON, Joacir Luis Reolon; do juíz do trabalho da nona região, Marlos Augusto Melek; e do vice-presidente da Fecomércio – SP, Ivo Dall Acqua.