A Federancão Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) enviou um ofício à Receita Federal para alertar sobre a preocupação com a obrigatoriedade de conta Gov.br imposta no programa do Imposto de Renda deste ano aos aposentados e pensionistas para obtenção dos informes de rendimentos anuais.

A Federação pede ao Fisco que a exigência da conta na plataforma de serviços do governo federal seja revista. No documento, a Fenacon destaca que muitos idosos não têm familiaridade com ferramentas eletrônicas e que a obrigatoriedade de criar uma conta no Gov.br cria dificuldades. 

“Dentre estes clientes estão os aposentados e pensionistas que, na maioria das vezes, não são usuários de computadores e dispõe de pouco conhecimento no manuseio de softwares, aplicativos e tecnologia em geral, motivo pelo qual solicitam aos contadores o auxílio na obtenção dos seus informes de rendimentos junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), bastando, para tanto, o fornecimento do número do benefício e dados básicos do contribuinte para ter o respectivo acesso ao sistema”, diz o documento.

"Contudo", insiste a Fenacon,  fomos surpreendidos neste ano com a obrigatoriedade da conta Gov.Br, sem a qual não será possível obter os informes de rendimentos no website “Meu Inss”, o que certamente provocará uma grande dificuldade para muitos contribuintes idosos e que inviabilizará o auxílio dos profissionais contratados na obtenção destes informes de rendimentos para dar início a preparação das declarações referentes ao ano-calendário 2022, exercício 2023".

Fonte: Convergência digital