SESCAP-PR NA JUNTA COMERCIAL DO PARANÁ

Espaço mantido pelo SESCAP-PR presta orientações sobre o sistema Empresa Fácil, que envolve o processo de abertura e alteração de baixa das empresas

Uma equipe do SESCAP-PR está a postos na Junta Comercial do Paraná – Jucepar – para esclarecer dúvidas sobre o Empresa Fácil, sistema que integra os dados cadastrais nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas. Por mês, mais de 1 mil atendimentos são realizados no Espaço do Empresário Contábil, que fica dentro da sede do órgão, em Curitiba.

Atendimento

Associados do SESCAP-PR podem agendar seu horário para atendimento diretamente no site da Junta Comercial: www.juntacomercial.pr.gov.br, em ‘Contato’ – ‘Agende seu atendimento”, das 9h às 11h30. Além disso, é possível pegar senhas diretamente no local, das 10h às 12h e das 13 às 16h. O Espaço do Empresário Contábil fica dentro da Junta Comercial do Paraná, na Rua Barão do Cerro Azul, 316, Centro de Curitiba – PR. 

Representante no colégio de vogais

 Além do atendimento no Espaço do Empresário Contábil, o SESCAP-PR coloca à disposição dos seus associados a assessoria da advogada Samara Cristiana dos Santos Meira em análise de atos societários, bem como sobre assuntos pertinentes à Registro Empresarial. A Dra. Samara ocupa uma vaga no colégio de vogais da Junta Comercial do Paraná pela FENACON -   Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – vaga essa que, por delegação, é gerida pelo SESCAP-PR, em virtude da forte representatividade e atuação da entidade no Estado.

 O que faz um vogal

A atribuição de um vogal é relatar os processos de decisão singular de abertura, alteração, transformação de sociedades empresariais, cooperativas, empresário individual e também de decisão colegiada composta por turmas com três vogais para análise dos processos de sociedade anônima. “Além disso, participamos de uma reunião plenária para debatermos assuntos novos e votarmos os recursos de processos normalmente com pedido de desarquivamento”, explica a advogada Samara Cristina.

O colégio de vogais da Junta Comercial do Paraná é formado por 21 vogais, sendo 5 vogais representantes do Governo do Estado, 15 representantes de federações e 1 representante da União Federal.  O vice-presidente do SESCAP-PR, Gilson Strechar, também é vogal naquele órgão, como representante da Faciap.

Saiba mais sobre a Análise de Atos Societários em: www.sescap-pr.org.br/servicos/analise-de-atos-societarios.