O ex-nadador e empresário Gustavo Borges encerrou a programação de palestras do 5º Enescopar, em Foz do Iguaçu. Ele contou curiosidades sobre como é a vida de um atleta de alta performance e a importância que se precisa dar à alimentação e ao sono, fazendo um paralelo com a vida profissional. “Esses dois aspectos têm total relação com o desempenho final em provas”, disse.

Gustavo contou que o período de transição de atleta para empreendedor durou quatro anos. “Eu precisava desenvolver a prática com clareza, planejamento e organização”, disse, lembrando que é preciso ter comprometimento. “As escolhas que fazemos, aliadas com o compromisso que se tem fazem você abrir um canal de oportunidades. As nossas ações geram oportunidades. Um centésimo de segundo é a diferença entre o índice olímpico ou não, entre você ser recordista ou não”, enfatizou.

Encarre as adversidades
O ex-atleta lembrou que usou de algumas estratégias para encarrar as adversidades durante a sua estreia olímpica em 1992. “Começa-se hoje a busca do sucesso de amanhã. A alta performance vem de um padrão estabelecido, com consistência e atitude de longo prazo. “Quando você pensa em longo prazo as coisas acontecem diferente e a confiança é fundamental”.

Marcadores de sucesso
Três palavras definem os marcadores do sucesso para Gustavo Borges. A primeira é protagonismo. “Se a gente não for protagonista da nossa vida, ninguém vai ser”, resumiu. Ousadia para assumir riscos, fugir da zona de conforto e mudar, afinal a mente gosta de padrões, que precisam ser quebrados. E por fim, persistência para ter o comprometido para fazer acontecer, ser dedicado, respeitoso, ser grato e fazer acontecer.

Confira outras fotos do evento na Galeria de Imagens do site do SESCAP-PR: https://www.sescap-pr.org.br/comunicacao/galeria-de-fotos