Ação será feita no estacionamento do Parque Barigui (entrada pela BR–277), das 9h às 17h

É neste sábado, 10 de novembro, que ocorre mais uma edição da tradicional campanha E-Lixo, do SESCAP-PR. É a oportunidade certa para a população de Curitiba e região metropolitana descarte os resíduos eletrônicos inutilizados de maneira correta. A ação ocorrerá das 9h às 17h, no estacionamento do Parque Barigui (entrada pela rodovia BR-277), em Curitiba, e é feita de forma conjunta com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A Campanha E-Lixo é uma ação de responsabilidade socioambiental do SESCAP-PR que visa dar destinação correta aos materiais eletrônicos sem uso que se acumulam em residências e escritórios. Foi lançada em 2011 para revolver um problema de acúmulo de aparelhos inutilizados nas empresas representadas pelo SESCAP-PR e, com o sucesso da coleta, surgiu a necessidade de torná-la pública, abrindo espaço para a participação da sociedade. Até hoje a E-Lixo já recolheu e deu um destino correto a 495.359 quilos de materiais descartáveis nas cidades de Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Sabáudia, Toledo e Umuarama.

Ação social

Além da preservação da natureza, a campanha também tem uma função social. Todo o material coletado vai para o Programa Eco Cidadão, que beneficia associações de catadores de materiais recicláveis e busca melhorias para a renda familiar dos coletores. Os 12.600 quilos arrecadados na última Campanha E-Lixo, realizada no dia 9 de junho deste ano, foram repassados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Catamare e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Fazenda Solidariedade (ACARFS). Na campanha deste sábado, todo material será encaminhado para às associações de catadores Mutirão e Terra Santa.

O que descartar?

Todo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos: computadores; monitores; impressoras; rádios e equipamentos de som; aparelhos de telefone e celulares; aparelhos de fax; televisores; câmeras fotográficas, entre outros. Em Curitiba, a campanha não receberá lâmpadas, tonners e pilhas.

Informações

Mais informações podem ser obtidas com o departamento de Capacitação do SESCAP-PR, pelo e-mail capacitacao@sescap-pr.org.br ou pelo telefone (41) 3222-8183 – ramal 4715.