Cerca de 30 sugestões foram enviadas por empresários paranaenses

Uma série de sugestões para melhorar o ambiente de negócios foi entregue, nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, pela Fenacon ao secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do governo federal, Paulo Uebel.

Cerca de 30 sugestões são de empresários associados ao SESCAP-PR, que contribuíram com novas ideias para simplificar os processos no início de janeiro. 

O intuito da Fenacon, de acordo com o presidente Sérgio Approbato Machado Junior, é contribuir com dados e propostas para dirimir os entraves e as dificuldades que o excesso de burocracia causam na rotina e na gestão de empresas. “O Sistema Fenacon Sescap/Sescon reuniu informações e proposições para apresentar ao governo federal. O intuito de abrir o diálogo com a secretaria é mostrar que existem burocracias que não fazem sentido, que não acompanharam o mundo digital de hoje, e que são danosas para o andamento das empresas e da economia do país”, disse.

Entre as sugestões apresentadas pela Fenacon estão a padronização de exigências, a atuação integrada dos órgãos públicos, evitando o cumprimento repetido de obrigações, algumas ideias sobre o registro de empresas e a demonstração de entraves legislativos que tornam o dia a dia empresarial mais moroso. “É fundamental que o Estado seja eficiente em seus procedimentos. E inovar nos processos que hoje são excessivamente burocráticos é um importante passo”, avaliou Approbato.

Segundo Paulo Uebel, existe a demanda do poder público de apresentar propostas para fomentar o setor produtivo brasileiro. O secretário informou a preocupação do governo federal em desenvolver o ambiente de negócios e melhorar a posição do Brasil nos rankings internacionais e atrair investimento estrangeiro.

O secretário solicitou à Fenacon para enviar mais sugestões, inclusive, de projetos de lei que podem tornar a gestão empresarial mais eficiente e, consequentemente, aumentar a geração de emprego e renda no país. “Apresentamos uma lista com assuntos prioritários para melhorar o empreendedorismo no Brasil. Mas o secretário nos solicitou ainda mais sugestões e vamos apresentá-las em breve, após consultarmos todo o Sistema Fenacon, que é formado por um corpo técnico e bastante qualificado”, destacou o presidente da Federação.

Além de integrantes da Secretaria Especial, participaram da reunião o vice-presidente Administrativo da Fenacon, Wilson Gimenez Jr.; o diretor de Assuntos Legislativos, Diogo Chamun, e o diretor Jurídico, Ricardo Monello.

Fonte: Fenacon

Leia também:

Dê sua sugestão para desburocratizar o Brasil

Avançam no Senado projetos para desburocratizar a economia